Consigo Caldas Consegue

_______________________________________________
Aqui encontrará os textos e as imagens que documentam alguma da actividade desenvolvida pela equipa de vereação do PS Caldas da Rainha
Clique aqui se desejar apresentar as suas reclamações, os seus reparos, aquelas recomendações que considere que podem tornar mais bonito, mais diligente e mais humano este nosso concelho.


A sua discrição será inteiramente respeitada.
_______________________________________________

domingo, 15 de novembro de 2009

Centro Escolar de Alvorninha: população está apreensiva

Os vereadores do PS alertam para a apreensão manifestada pela população de Alvorninha ao conhecerem-se as intenções da autarquia de proceder à deslocação de alunos do primeiro ciclo, das suas escolas para o novo centro escolar de Alvorninha, ainda no decurso de 2009.

Não obstante as recorrentes interrogações colocadas quanto à qualidade da escolha do local para a sua construção, a construção do centro escolar de Alvorninha, obra integrada no programa do governo socialista de reestruturação do parque escolar, permitirá criar uma estrutura educativa de qualidade. Contudo, os vereadores do PS consideram que uma mudança intempestiva dos alunos das suas escolas para o novo centro, que se diz estar prevista ocorrer no final do primeiro período, trará uma perturbação desnecessária ao curso do ano lectivo.

A verdade é que não parece possível, ao contrário do que tem sido aludido, que as obras do referido centro escolar possam vir a estar concluídas e prontas para receber os alunos no início de 2010. A pressa de ter obras prontas apenas porque sim é a inimiga habitual da qualidade de construção e do serviço a prestar à população. O bom senso convida que se prepare todo o processo de transferência das crianças para instalações novas e um regime novo de transporte e trabalho com a maior serenidade e com o maior cuidado.

Não tendo sido capaz de ter a obra pronta no início do ano escolar – apenas porque repetidamente ignorou os atempados apelos da oposição e da população que, entre outras objecções, sempre questionaram a localização desta obra em cima de uma linha de água – a autarquia PSD deve ter agora o cuidado e a responsabilidade cívica de assumir um erro clamoroso, que já custou muito ao município, e sobretudo não fazer os mais novos pagar a factura desse incumprimento.

É indispensável assegurar que a segurança das instalações seja tecnicamente certificada, mas também que o apetrechamento técnico, pedagógico e didáctico das novas instalações estão garantidos, antes de se proceder a qualquer mobilização de alunos das suas escolas para o centro escolar. O momento adequado para estas transferências é o do arranque do ano lectivo 2010-2011. As decisões sobre a rede educativa exigem uma responsável serenidade e não ousadias aceleradas por mais que elas possam esconder fiascos que, mais uma vez, podiam ter sido evitados.

Sem comentários:

Enviar um comentário